"Ousando Sonhar"

"...A Ti que me sustentas quando clamo, que me socorre, que nunca me abandona apesar de minha ingratidão... Te adoro e eternamente Te seguirei, ao autor da minha vida, da minha fé, a quem dirige meu viver... meu amor eternamente será teu...
JESUS
"


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PIRARARA


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) é um peixe de couro, um grande bagre, que pode ser encontrado na bacia do rio Araguaia, Tocatins e Amazonas. Do tupi-guarani pira = peixe, arara = ave colorida Pode pesar mais de 120kg, tem cor cinzento, amarelo e avermelhado. É um peixe carnívoro e se alimenta de peixes, quelônios, crustáceos e tudo que se move a sua volta no fundo dos rios, quando adulto representa perigo para os ribeirinhos, pois ataca pessoas, segurando com a boca um dos membros e arrasta a vitima para o fundo, que morre por afogamento. Pode ser criada em aquários, quando pequeno, e também se reproduz em cativeiro.



Peixe de couro, de grande porte. é caracterizado pela cabeça enorme, fortemente ossificada, com uma placa óssea localizada antes da nadadeira dorsal. É um dos peixes de couro mais coloridos da Amazônia. Sua coloração é muito bonita, sendo o dorso castanho esverdeado, os flancos amarelados e o ventre esbranquitado. As nadadeiras dorsal e caudal são alaranjadas. Pode chegar a mais de 1,50m de comprimento total e mais de 50kg

Ocorre no canal dos rios, nos poços logo após as corredeiras e igapés. Alimenta-se de peixes, frutos e caranguejos. Tem a reputação de atacar seres humanos, principalmente crianças.

Iscas: Esta espécie é capturada exclusivamente com iscas naturais, peixes inteiros ou em filés, por exemplo, de traíra ou piranha-caju.

Dicas: Pode ser capturado na calha e na confluência dos rios, especialmente na época de seca. Prefira as áreas que não tenham muito enrosco para não correr o risco de perder o peixe.

Iscas para Pirarara:

Salsicha, filé de peixe, minhocuçu, outras iscas naturais, tuvira, outras iscas vivas.

Onde pescar Pirarara:

Pesqueiro Castelinho, Pesqueiro Lagoa Azul, Pesqueiro Corrego das Antas, Pesqueiro Novo Anhanguera, Outros Pesqueiros, Pesqueiro Taquari.

Para sua comodidade fiquei sabendo que no Anamã tem Pirarara e Pacumun(rsrsrs).

2 comentários: