A semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada no SESI - AM foi simplesmente ÓTIMA.
Uma das melhores semanas que tive durante 'todo' o ano.
Melhor não poderia ter sido.
Monitorei crianças de escolas públicas e particulares, de níveis sociais diferentes, de idades diferentes, séries escolares diferentes, crianças doces, amáveis, amigáveis, agitadas, inteligentes, comportadas, interessadas, educadas, (não generalizando)...Adoráveis(generalizando).
Os olhares, os sorrisos, as alegrias, as vozes 'melodiosas' de cada criança que monitorei me fizeram repensar e analisar com cuidado e carinho a minha importância aqui na terra. Sorri junto com elas, brinquei, perguntei e respondi perguntas, teve um momento em que ao tentar fazer uma fila todos queriam ser o primeiro para segurar em minha mão. Agarraram minhas mãos, braços e acho que até minhas pernas( eu não conseguia nem se quer dar um passo) ao tentar leva-los para o próximo stand, então, fiz uma fila dupla para segurar ao menos a mão de um em cada uma de minhas mãos...
AGRADEÇO O CARINHO QUE RECEBI DE CADA CRIANÇA, inclusive das que me reconheceram mesmo depois da semana de tecnologia (crianças que eu nunca havia visto antes desse evento).
Nessa semana tirei uma conclusão própria e pessoal(discorde quem quiser):
as crianças não obedecem as pessoas mais velhas
elas entendem as 'ordens'(pedidos) impostas e as cumprem.
Claro que nem tudo são rosas... Mas, a semana foi tão boa que não vale a pena comentar o pouco que aconteceu e nos entristeceu.
Só fiquei indignada com a forma, eu diria, irreverente que muitas professoras 'tratavam' seus alunos. Se você quer ser respeitada(o) respeite. As crianças devem sentir carinho e respeito pelo professor e não medo, aí sim elas entenderão seus limites. Não serei professora, mas trabalho com crianças na igreja que frequento, e 'minhas' crianças, em grande maioria, são crianças de escolas públicas e nem por isso são irreverentes (ouvi 'certa' pessoa dizer que as crianças de escolas particulares eram mais comportadas e obedientes). Todos nós somos responsáveis pela educação moral das crianças, nossos atos, ações, cada passo que damos elas estão a observar e tendem a imitar, principalmente se somos admiradas(os) por elas. Espero ter sido compreendida...
Amizades, companheirismo, ajuda mútua e muito mais não faltaram nos sorrisos e rostinhos cansados dos monitores.
Tenho certeza que somente as pessoas certas estavam lá... As que não iriam e acabaram indo não se arrependeram...
Não somos tias(os) de nenhum dos alunos monitorados, mas éramos chamadas(os) assim pelos pequenos que recebemos com o maior prazer e satisfação (ao menos falo por mim).
Abaixo segue o nome dos adoráveis monitores:
Tia Clíssia
Tia Dany
Tia Débora
Tia Dianne
Tia Gaby
Tia Jéssica¹
Tia Jéssica²
Tia Jéssica³ Querolin
Tio Klinger
Tia Mai
Tio Ricardo
Tio Tom
Na minha conta estão faltando 3 tias, assim que eu descobrir seus nomes eles aparecerão aí.
Beijos - Saudades desses dias.